Governo interino de Itaguaí divulga informações importantes nos seus primeiros dias


Prestes a completar 15 dias de governo, o prefeito interino Haroldo Jesus faz um balanço para prestar contas e dar explicações importantes para a população

 

É momento de análise, organização, diagnósticos e estabelecimento de prioridades. Este é o resumo que o governo interino de Itaguaí divulga para a população e para a imprensa a fim de prestar esclarecimentos sobre as ações dos primeiros dias. Nesta terça-feira (14), o governo interino completa 9 dias úteis de trabalho.

 

Em entrevista à TV Globo, concedida na terça-feira (13), o prefeito interino, Haroldo Jesus, discorreu sobre os principais temas da sua gestão. Veja o que ele disse nos tópicos a seguir.

 

SALÁRIOS ATRASADOS, DE ONDE VEIO O DINHEIRO

“Tomamos posse no dia 1° de janeiro e só conseguimos acesso às contas bancárias oito dias depois. Tivemos que criar token e tomar outras providências. Verificamos que não havia dinheiro do orçamento de 2024 para pagar os salários. Fizemos um programa de IPTU, ISS, arrecadação de impostos do orçamento de 2025. Agradeço a todos que aderiram ao programa, porque isso fez com que conseguíssemos, em quase 10 dias, acumular fundos para pagar a folha, que custa R$ 43 milhões. Mas essa folha deveria ter sido paga com o orçamento de 2024”.

 

14 FOLHAS DE PAGAMENTO

“O orçamento de 2025 vai ter que pagar 14 folhas, ao invés de 12, como deveria ser. Esses primeiros R$ 43 milhões que foram usados para pagar os salários de dezembro de 2024 poderiam ter sido aplicados em infraestrutura, saúde e educação”.

 

EQUILÍBRIO COM PESSOAL

“O início da nossa gestão está voltado mais para o pessoal. Eu disse em um vídeo que nenhuma prestadora ia receber pagamento no mês de janeiro porque toda a prefeitura está voltada a pagar o salário dos servidores e das prestadoras de serviços que têm esse cunho pessoal dos trabalhadores. Encontramos uma solução para o pessoal da Clean Rio, que estavam sem pagamento há três meses”.

 

DEMISSÕES NA PREFEITURA

“Houve muitos questionamentos sobre essas demissões. Isso é praxe em muitos municípios, acontece principalmente quando já havia indicações no Tribunal de Contas em 2023 e 2024 e recomendações do Ministério Público para ajustamento da Folha de Pessoal. O que aconteceu foi uma ação de controle de gerenciamento de pessoal. Quem trabalhava com serviço essencial continuou, então não houve interrupção no atendimento à população. A quantidade de dispensados, cerca de mil, não chegam nem perto da quantidade de servidores efetivos e contratados para a área da saúde e educação, que mantêm grande parte da máquina pública em funcionamento. Os cargos comissionados que sofreram exoneração eram mais da área administrativa”.

 

CONTRATOS

 “Precisávamos estudar os contratos temporários, que são os de prestação de serviço. Estamos realizando uma ação de auditoria nos contratos, mas deixando claro que a prioridade é o pagamento dos servidores”.

 

OBRA NO SÃO FRANCISCO XAVIER

“A obra no Hospital São Francisco Xavier está parada, e estamos tentando encontrar um modo de retomá-la. Fizeram o projeto de reforma, mas não previram a necessidade de remoção dos pacientes e leitos. Estamos criando uma força-tarefa para conseguir retomar a obra e finalizá-la”.

 

AMBULÂNCIAS

“Fizemos um levantamento na Secretaria de Transportes e notamos que havia 14 ambulâncias, mas apenas 3 delas estavam em funcionamento. Nossa mobilização é para estabelecer as prioridades, e saúde e educação vão estar sempre no topo da lista. Como as aulas recomeçam em 5 de fevereiro, a saúde então tem sido o foco principal”.

 

SERVIÇOS SUSPENSOS

“O serviço administrativo que foi suspenso não teve funcionamento interno alterado. Foi apenas uma providência para organização. A arrecadação da prefeitura continua normal, assim como os serviços essenciais. É preciso levar em conta que o governo interino tem, nesta data (14/01), 9 dias úteis de trabalho. Não houve transição de governo. Há sim chance de falhas aqui e ali, mas que terão tratamento para a retomada plena dos serviços.

 

“CIDADÃO CONFUSO”

“Não é a primeira vez que o Presidente da Câmara assume a prefeitura. Mas, da primeira vez, o motivo foi diferente: uma ação do Legislativo sobre o Executivo, um processo de impeachment. O que aconteceu em Itaguaí recentemente é uma situação que não partiu do Legislativo, e sim do Judiciário. Entendo que as pessoas fiquem confusas por terem um prefeito que não recebeu votos na urna para esse cargo. A preocupação é compreensível, mas meu papel agora é tentar amenizar esse sentimento e fazer o governo interino garantir o atendimento à população”.

 

PAGAMENTO DE FORNECEDORES

“Entendemos que pagamento de pessoal nesse momento, o fator humano, é o mais importante nesse mês de janeiro. Não podemos prolongar situação de salários atrasados. Temos pedido para prestadores não interromperem o serviço, principalmente na área da saúde e da educação, onde eles não podem parar. Felizmente constatamos que as empresas terceirizadas têm sido colaborativas e compreendem que em um futuro muito breve todas as contas estarão em dia”.

 

500 MILHÕES EM DÍVIDAS

“Estamos em um momento em que a cidade está com mais de R$ 500 milhões em dívidas. Precisamos mobilizar uma força-tarefa considerável para enfrentar essas dívidas e equilibrar o financeiro da prefeitura. Mas, ainda assim, a vida não pode parar: saúde, educação e desenvolvimento têm que seguir firmes. Mas Itaguaí é uma cidade com potencial muito grande, o que ajuda muito na retomada do controle em um tempo razoável.

 

SITUAÇÃO DAS CONTAS

“Hoje conseguimos controlar as contas bancárias da prefeitura. Apenas temos dúvida sobre o dia 31 de dezembro de 2024: não sabemos o que aconteceu nesse dia, poderia haver algum pagamento programado, e não conseguimos ainda acesso a essa informação. A situação para nós se apresentou assim: no dia 30 de dezembro havia R$ 5 milhões de arrecadação própria, mas no dia 31 não sabemos o que houve, ainda. Mas já fizemos o requerimento via ofício para o banco onde está essa conta. Em uma outra conta, há saldo negativo de R$ 7 milhões, achamos que pode ter havido algum erro, mas é o que aparece para nós. Mas o controle foi retomado e estamos em busca do equilíbrio financeiro.

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