POR QUE SER CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL - por Eduardo Teffé

POR QUE SER CONTRA

Recentemente a Frente Parlamentar da Segurança Pública, conhecida como Bancada da Bala, aprovou a constitucionalidade da PEC  sobre a redução da maioridade penal. Eu gostaria de me pronunciar aqui e dizer que sou contra. Não que eu ache que vivamos em uma sociedade tranquila mas queria que você, amigo leitor, observasse aqui alguns dos argumentos sobre meu posicionamento.

- Nenhum país que reduziu a maioridade penal reduziu a violência. No Brasil, os jovens, em sua maioria negros e periféricos, já são julgados e responsabilizados por crimes a partir dos 12 anos, inclusive com internação, como define o Estatuto da Criança e do Adolescente. Os adolescentes são responsáveis por menos de 1% dos crimes contra a vida cometidos no país. No entanto, a juventude é vítima em 36% dos casos de homicídios, muitas vezes praticados pela própria polícia militar.

- Prisão é um lugar caro para tornar as pessoas piores. Temos a 4ª maior população carcerária do mundo e mesmo assim nossos índices de violências são altíssimos. Hoje, nosso sistema prisional tem taxas de reincidência de até 70%. Colocar os jovens em nosso sistema prisional superlotado com condições desumanas e situações de extrema violência não vai levar à sua reeducação e só aumenta suas chances de voltar a cometer crimes ainda mais graves.

- É preciso investimento em políticas públicas para a juventude. Educação, renda e trabalho, garantia de direitos como lazer, cultura, saúde, direito à cidade. O Estado deve investir em medidas socioeducativas que funcionem e respeitem a dignidade dos jovens. A prisão não soluciona a causa do problema. Não existe perspectiva de uma cidadania real para os jovens com o projeto de encarceramento das suas vidas.

Por fim acredito que a diminuição da maioridade penal  é algo que ataca o  efeito e não causa (nem sobre o policiamento ou ausência dele em diversos pontos esta medida resolve). Além de não resolve o problema da violência vai contrário ampliar a mesma no futuro -  com a cooptação de jovens ainda mais jovens para os crimes e com a formação “criminal” que estes terão  na cadeia. É  preciso deixar claro, que desejamos muito mais nossa juventude nos bancos da escola (e acredito ser aí que precisemos cobrar mais o poder público) do que no banco dos réus.

Comentários

  1. Por mim, a maioridade penal abaixaria para 8 anos. Não importa se é criança ou velho, a gravidade do crime é a mesma, e deve ser julgada como tal. A gigante maioria dos menores infratores parece enxergar o ECA como um "redutor de pena" pra qualquer ato que fizer, e não como uma chance de reabilitação.
    A questão, ao meu ver, não é achar que isso vai reduzir a quantidade de crimes, mas que o menor infrator de fato seja penalizado pelo seu ato conforme a gravidade do ato, e não pela idade do infrator. Como que a pessoa pode votar e até trabalhar com 16 anos mas, na hora do crime, o infrator é "infantilizado"? Isso não tem logica alguma, sinceramente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Itaguaí reinaugura creche José Antônio Carrasco no Estrela do Céu

FAKES DE WHATSAPP EM ITAGUAÍ - Campanha nas Eleições 2020 serão sujas!

Parece que Itaguaí não existe!!!! Canais de TV e Jornais do RJ fazem matérias sobre diversas cidades mas sobre Itaguaí quase nada - Será que não tem assunto em Itaguaí ou será que ninguém chama eles até aqui?

DESEMPREGO: Itaguaí e todo o RJ foram afetados pela Crise Econômica Internacional e no Brasil - Foram mais demissões do que admissões no mercado de trabalho - Momento é de se qualificar para quando a crise acabar

O FOCO: A presidente do PT municipal esclarece qual é a situação atual do Partido dos Trabalhadores nas discussões sobre a sucessão em Itaguaí

ITAGUAÍ URGENTE: Em novo vídeo, Ricardo Soares conta como o Governo Mota comprou o arquivamento do pedido de CPI e Impeachment da ração de porcos - VEREADORES FORAM COMPRADOS - VEJAM OS NOMES

O poder corrompe? PT, PSDB e PMDB já foram representantes da boa política e hoje são exemplos de corrupção - A Falta de formação moral, ética e cidadã gera a corrupção - O poder só corrompe quem age pensando em si e não no coletivo